sexta-feira, 26 de junho de 2015

E se a ponte cair?

       Bem, nessa minha rotina maluca de ensino médio e de sentir coisas malucas que explodem por todos os cantos em todas as horas, tenho mil ideias, mas pouquíssimas vezes consigo colocá-las no papel. Às vezes tenho até medo, porque como diz minha irmã do coração, a Isa, quando escrevemos descobrimos a verdade e muitas vezes é muito duro enfrentá-la.
       Um dia desses conversando sobre relacionamentos percebi que eles são pontes. Isso, pontes. Imagine um abismo e em cada lado dele uma pessoa. O que vai ligá-las é a ponte que se constrói ao longo do esforço que elas fazem pra se conhecerem, se encontrarem, se confortarem. Mas ás vezes, as pessoas não sabem bem como estruturar o inicio dessa ponte, a base, que precisa ser forte já que vai sustentar todo o resto.
       Bem, se essa ponte for bem estruturada nas duas pontas e se tivermos igual esforço para que ela fique firme, ela pode ficar ali para o resto da vida, onde idas e vindas acontecem. Se o esforço partir apenas de um lado, chegará um momento onde será necessário a ajuda do outro individuo e se ele não estiver lá: o coitado do esforçado vai cair! Dependendo de onde ele estiver, vai cair feio.
       Existem várias situações, vários tipos de relacionamentos, vários tipos de pessoas. Tem aquelas situações onde os dois se esforçam bastante, mas ainda não sabem bem como estruturar uma boa base. Tem aqueles relacionamentos onde ninguém cai, onde os dois estão ali, um de cada lado do abismo, mas por algum motivo ninguém avança muito nessa ponte e quando acaba a ponte ninguém cai: os dois estavam seguros.Tem também aquelas pessoas que estão sempre se segurando, com medo de se arriscar, com medo de cair; tem os malucos que sem nem saber o quanto o outro se esforça, se empenham ao máximo sem medo nenhum de cair, e então: acabam caindo. Ás vezes, tem até pontes que desmoronam e depois voltam a ser construídas.
       Mas aqui está o segredo: Nós não devemos ter medo de cair, devemos amarrar uma corda na cintura e em algum toco ou árvore que encontrarmos no nosso lado do abismo. Assim, a medida que andamos, mesmo nos arriscando, estamos seguros. Se cairmos, talvez não nos machuquemos tanto. Bem, nas minhas metáforas é tudo sempre muito claro, é tudo muito simples e óbvio, mas na vida real... Ainda não sei que corda é essa e muito menos onde encontrar essa tal de árvore ou toco.
       O importante mesmo, é não ter medo e se por acaso você se perguntar "Ahh, e se eu sofrer?", lembra da Jout Jout dizendo "MAS QUAL O PROBLEMA????"

Segredo.

Um comentário:

  1. Estou aqui pensando sobre as relações serem como pontes, não tinha pensado nisso. Adorei o texto!! Obrigada por me trazer essas reflexões. ♡

    ResponderExcluir